Pesquisar

Poder

Poder

Camilo confirma apoio à reeleição de Elmano e propõe Chagas Vieira ao Senado

Ministro da Educação sinaliza preferência dentro do grupo governista, mas evita cravar definições sobre a chapa majoritária.
Declaração esquenta corrida pelas dois nomes a serem apoiados pelo governo ao Senado em 2026. (Foto: Divulgação)

Durante coletiva de imprensa na noite desta sexta-feira (11), durante o evento de entrega da Medalha Iracema, em Fortaleza, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), reafirmou que a única definição já tomada pelo grupo governista para as eleições de 2026 no Ceará é a candidatura à reeleição do atual governador, Elmano de Freitas (PT).

Questionado sobre nomes cotados para compor a chapa majoritária, o ex-governador evitou antecipar decisões, mas sinalizou apoio ao secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, como um dos possíveis candidatos ao Senado. “Olha, o Chagas é um grande quadro político, além de ser um grande gestor. Foi meu chefe da Casa Civil, hoje é chefe da Casa Civil do Elmano, colega de vocês (jornalistas) e, sem dúvidas, que é um grande nome. Mas, claro, são vários nomes que estão sendo colocados. Nós vamos definir isso. A única coisa que eu posso ter certeza é a reeleição do Elmano”, declarou Camilo.

A declaração reforça o protagonismo de Chagas Vieira nas articulações políticas do grupo de situação, apontando-o como um dos principais nomes da base aliada para a disputa por uma das duas vagas ao Senado Federal. O ministro, no entanto, ressaltou que o processo de definição dos nomes seguirá ao longo do tempo.

Além de Chagas, são mencionados como possíveis postulantes ao Senado no grupo de Elmano: o deputado federal José Guimarães (PT), o ex-senador Eunício Oliveira (MDB), o suplente Chiquinho Feitosa (Republicanos), e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri (PSB). Também há expectativa sobre o futuro político do senador Cid Gomes (PSB), que, embora tenha declarado estar fora da disputa, segue como uma figura de peso nas decisões do bloco governista.

Mais notícias

plugins premium WordPress