Pesquisar

Ceará

Ceará

Brasileiros deportados dos Estados Unidos chegam a Fortaleza em novo voo

Chegada de extraditados dos Estados Unidos reforça número de repatriações em 2024.
Avião com brasileiros deportados vindos dos Estados Unidos.
26 pessoas desembarcaram em Fortaleza, sendo 21 homens e cinco mulheres. (Foto: Caio Rocha)

Mais um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza nesta sexta-feira (18). Segundo a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, o voo trouxe 26 pessoas, sendo 21 homens e cinco mulheres, sem registros de prisão durante o processo de recepção.

Voo com deportados pousou com atraso na capital cearense

A aeronave tinha chegada prevista para 6h, mas o pouso ocorreu às 8h40. O voo é parte do cronograma de repatriação coordenado entre os governos brasileiro e norte-americano. Com esse desembarque, o Brasil já contabiliza 1.149 brasileiros repatriados entre os meses de fevereiro e julho deste ano, de acordo com informações oficiais do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Além disso, o número reforça o crescente movimento de retorno de cidadãos que tentaram migrar de forma irregular para os Estados Unidos, principalmente por rotas que envolvem a travessia da fronteira com o México. Essas deportações fazem parte da política de controle migratório norte-americana, que tem mantido ações constantes desde o início do ano.

Governo brasileiro oferece apoio humanitário aos repatriados

No desembarque, os brasileiros deportados recebem acolhimento imediato, incluindo alimentação, kits de higiene pessoal, assistência psicossocial e apoio para o deslocamento terrestre até seus estados de origem. Essa logística é organizada em conjunto pelo Ministério dos Direitos Humanos e órgãos locais, com foco na reintegração segura dos cidadãos.

A estrutura de recepção também tem como objetivo garantir o respeito aos direitos humanos, oferecendo orientação jurídica, psicológica e social. A política pública de acolhimento visa evitar a reincidência de tentativas de imigração irregular e permitir uma reconstrução de vida digna no país de origem.

Mais notícias

plugins premium WordPress