Pesquisar

Esporte

Esporte

Brasileirão terá nova regra que pune cera de goleiros com escanteio

CBF implementa medida inédita para aumentar o tempo de bola rolando nas competições nacionais.
As novas mudanças já estarão valendo a partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece no sábado (29). (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, que começa no próximo sábado (29), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passará a aplicar uma nova regra para coibir a cera dos goleiros. A medida foi aprovada no último encontro da International Football Association Board (Ifab) e penaliza os arqueiros que segurarem a bola com as mãos por mais de oito segundos com a concessão de um escanteio ao adversário.

A CBF enviou nesta semana um ofício oficial aos clubes, assinado por Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem, informando sobre a implementação da norma. A regra também será válida para outras competições organizadas pela entidade, como Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde, além das categorias de base, como o Brasileirão Sub-20 e a Copa do Brasil Sub-17.

Como funciona a nova regra

A nova diretriz estabelece que, a partir do terceiro segundo com a bola em mãos, o árbitro deve iniciar a contagem com os dedos, indicando ao goleiro o tempo restante. Caso ultrapasse os oito segundos, o time adversário será beneficiado com um escanteio, substituindo a antiga punição, que previa um tiro livre indireto dentro da área — uma sanção raramente aplicada.

Segundo a CBF, a mudança visa aumentar o tempo de bola rolando e reduzir a prática de antijogo, especialmente nos minutos finais das partidas, quando a cera costuma ser mais recorrente. A nova aplicação foi autorizada pela Ifab durante a 139ª Reunião Geral Anual, realizada na Irlanda do Norte.

A nova regra também será utilizada no Mundial de Clubes de 2025, nos Estados Unidos, e nas competições europeias a partir da próxima temporada.

Outras diretrizes

Além da regra para os goleiros, a CBF anunciou que também passará a seguir a orientação em que somente o capitão de cada equipe pode se dirigir ao árbitro para questionar decisões durante a partida. Qualquer outro jogador que desrespeitar essa determinação estará sujeito à aplicação do cartão amarelo.

As mudanças passam a vigorar já neste fim de semana, com o início das disputas da Série A do Campeonato Brasileiro e, posteriormente, em todas as divisões nacionais.

Mais notícias

plugins premium WordPress