Pesquisar

Esporte

Esporte

Brasil vence EUA e avança à segunda fase do Mundial de Handebol masculino

Seleção supera dificuldades e garante classificação com vitória por 31 a 24 em Oslo.
O Brasil ficou com a segunda colocação do Grupo E. (Foto: IHF)

A seleção brasileira masculina de handebol garantiu a classificação para a segunda fase do Mundial de Handebol masculino, neste domingo (19), ao vencer de virada os Estados Unidos por 31 a 24, em Oslo, na Noruega. O Brasil encerrou a fase de grupos na segunda colocação do Grupo E, com duas vitórias, atrás apenas de Portugal, líder invicto da chave. A Noruega ficou com a terceira vaga, enquanto os EUA, com três derrotas, foram eliminados.

O Brasil volta à quadra na próxima quarta-feira (22), enfrentando um dos classificados do Grupo F, que será definido ainda neste domingo (19). Já estão garantidos na chave Suécia e Espanha, consideradas favoritas ao título, enquanto Chile e Japão disputam a última vaga.

A partida

Sob pressão após a derrota para Portugal por 30 a 26 na última sexta-feira (17), o Brasil entrou em quadra precisando da vitória. No primeiro tempo, a equipe brasileira enfrentou dificuldades na defesa e em transições para o ataque. Apesar de abrir o placar apenas aos seis minutos com Rudolph Hackbarth, os brasileiros viram os norte-americanos assumirem a liderança e terminarem o período com vantagem de 12 a 10.

Na segunda etapa, a seleção, comandada por Marcus Tatá, reagiu com mais velocidade e eficiência nos contra-ataques. Em oito minutos, o Brasil virou o placar e controlou a partida até garantir o triunfo. Rudolph Hackbarth, com oito gols, e Joel, com sete, foram os destaques do confronto.

O técnico Marcus Tatá elogiou a reação da equipe. “No segundo tempo, defendemos melhor e conseguimos tirar alguns gols de contra-ataque que nos deram a vitória. Foi um resultado muito importante pelas circunstâncias da partida e pela necessidade de permanecermos na competição”, destacou.

Próximos passos

O Mundial de Handebol, que começou com 32 seleções divididas em oito grupos, segue agora para a segunda fase, onde as equipes serão agrupadas em quatro chaves com seis times cada. As duas melhores seleções de cada grupo avançarão às quartas de final. A decisão do torneio está marcada para o dia 2 de fevereiro, em Oslo.

Mais notícias

plugins premium WordPress