Turismo
Turismo
O Brasil celebra mais uma conquista no cenário do turismo internacional. O município de Antônio Prado, na Serra Gaúcha (RS), acaba de ser reconhecido como uma das melhores vilas turísticas do mundo pelo selo “Best Tourism Villages” da ONU Turismo. O anúncio, realizado durante cerimônia especial na cidade de Huzhou, na China, insere o destino brasileiro em uma seleta lista de 52 localidades de todas as partes do planeta, destacando-se como exemplo de excelência no turismo rural.
Com suas ruas charmosas e hospitalidade acolhedora, Antônio Prado ostenta o título de maior acervo arquitetônico da imigração italiana no Brasil, com 47 edificações tombadas como patrimônio histórico. Nesse sentido, a tradição vai muito além das fachadas: a cidade respira cultura e oferece experiências autênticas, como a “Noite Italiana”, uma das maiores festas de gastronomia típica do país, e a Fenamassa, o Festival Nacional da Massa, que, no próximo mês de novembro, deve atrair mais de 50 mil visitantes.
A iniciativa da ONU Turismo, que está na sua quinta edição, busca evidenciar vilas e pequenos municípios que são referências de sustentabilidade, inovação e inclusão social por meio do turismo. Neste ano, a competição teve mais de 270 candidaturas de 65 países, o que torna a conquista de Antônio Prado ainda mais significativa ao turismo brasileiro.
Para o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, o reconhecimento é um reflexo do potencial do interior do Brasil. “Esta é uma vitória que mostra a força do nosso turismo rural. Antônio Prado é um tesouro que preserva a história da imigração italiana e a transforma em uma experiência turística rica e sustentável. Iniciativas como esta são muito importantes, valorizam as comunidades, geram renda e colocam nossos destinos como uma vitrine global“, aponta Sabino.
Já o diretor do escritório regional da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri, reforça a importância do turismo de base comunitária para o reconhecimento internacional. “Deve ser motivo de grande orgulho para os moradores ver a vila de Antônio Prado entre as melhores do mundo. Esse reconhecimento mostra que o turismo de base comunitária, pautado pela autenticidade e hospitalidade, conquista não apenas os visitantes, mas também o respeito internacional”, destaca.
O Brasil teve um total de oito finalistas na disputa. Além da vencedora Antônio Prado, concorreram ao selo os distritos de Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG) e os municípios de Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC), Piraí (SC) e Tiradentes (MG), mostrando a diversidade e a qualidade da oferta turística rural em diferentes regiões do país.
O selo “Best Tourism Villages” representa mais que um prêmio, constituindo uma plataforma de desenvolvimento para destinos rurais. A iniciativa se estrutura em três pilares principais: o reconhecimento das melhores vilas, o Programa de Upgrade, que oferece suporte e mentoria, e a Rede “Best Tourism Villages”, que hoje reúne 319 vilarejos de todo o mundo.