Esporte
Esporte
O Brasil encerrou sua participação na etapa de Portimão, em Portugal, da Copa do Mundo de ginástica rítmica com três medalhas de ouro, conquistadas pelo conjunto formado por Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Bárbara Galvão, Mariana Gonçalves, Maria Paula Caminha e Ana Luiza Franceschi. A equipe, comandada pela técnica Camila Ferezin, foi destaque nas apresentações realizadas entre os dias 10 e 11 de maio.
A primeira medalha veio no sábado (10), com a conquista do ouro no all-around, resultado da soma das notas das séries mista e simples. Na série simples, com cinco fitas, o Brasil pontuou 25.200, enquanto na série mista, disputada com três bolas e dois arcos, alcançou 26.150 pontos — totalizando 51.350 pontos.
No domingo (11), o conjunto brasileiro garantiu mais dois ouros. O primeiro foi na final das cinco fitas, com a nota 26.700, superando as equipes da Espanha (23.050) e dos Estados Unidos (20.150). O segundo veio na série mista, novamente embalada pela música “Evidências”, eternizada por Chitãozinho e Xororó, repetindo a nota 26.150. Nessa prova, o Brasil ficou à frente dos Estados Unidos (22.300) e da Espanha (22.200).
A técnica Camila Ferezin destacou a importância dos resultados:
“Estamos felizes com nossos resultados em Portimão, trabalhamos duro quando retomamos os treinamentos após os Jogos Olímpicos de Paris. Em nenhum momento desanimamos, pelo contrário. O primeiro Campeonato Mundial no nosso país [que será disputado em agosto de 2025] é motivo de inspiração para seguirmos confiantes e continuarmos lutando em busca de grandes resultados para o nosso país. Nossa estreia não poderia ter sido melhor: três ouros. Uau!”