Pesquisar

Esporte

Esporte

Brasil perde para a Bolívia na altitude e encerra Eliminatórias em 5º lugar

Seleção sente os efeitos dos 4.150 metros de El Alto e termina campanha com 28 pontos; Bolívia vai à Repescagem.
Brasil perde para a Bolívia
Na altitude de mais de 4 mil metros, o Brasil não conseguiu desenvolver seu futebol. (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A seleção brasileira foi derrotada por 1 a 0 pela Bolívia na noite desta terça-feira (9), na cidade de El Alto, em partida válida pela 18ª e última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A partida foi marcada pelos efeitos da altitude de 4.150 metros, que pesaram no desempenho da equipe comandada por Carlo Ancelotti.

Com o resultado, o Brasil encerrou sua participação na 5ª colocação, somando 28 pontos e garantindo vaga direta no Mundial. Já a Bolívia, com a vitória, chegou a 20 pontos e assegurou um lugar na Repescagem Intercontinental.

Pênalti no fim do primeiro tempo decide o jogo

Durante o primeiro tempo, o Brasil adotou uma postura mais defensiva, visivelmente afetado pela altitude. No entanto, aos 46 minutos, o volante Bruno Guimarães cometeu pênalti sobre Roberto, lateral boliviano. Após revisão do VAR, o árbitro confirmou a infração. Miguelito cobrou com precisão no canto, vencendo Alisson e marcando o único gol da partida.

No segundo tempo, o técnico Ancelotti promoveu alterações no time, tentando recuperar o ritmo ofensivo da equipe. Apesar do maior volume de jogo, o Brasil não conseguiu reagir, permitindo que a Bolívia confirmasse o triunfo histórico diante de sua torcida.

Brasil fecha campanha com vaga direta, Bolívia vai à Repescagem

Com o fim das 18 rodadas, a Argentina terminou as Eliminatórias como líder isolada, com 38 pontos. Equador ficou em 2º com 29, seguido de Colômbia, Uruguai e Brasil, todos com 28 pontos. Paraguai, também com 28, foi o 6º colocado. Esses seis times garantiram classificação direta para a Copa do Mundo de 2026. A Bolívia, com 20 pontos, terminou em 7º lugar, ficando com a vaga na Repescagem.

Mais notícias

plugins premium WordPress