Esporte
Esporte
O Brasil encerrou no sábado (5) sua participação na etapa da Copa do Mundo de boxe, em Foz do Iguaçu (PR), com um total de nove medalhas, ficando em segundo lugar no quadro geral, atrás apenas da Polônia, que somou dez pódios. Esta foi a primeira vez que o país sediou uma etapa da competição, organizada pela Federação Internacional de Boxe (World Boxing), e também o início do novo ciclo olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028.
O destaque da delegação brasileira ficou por conta da paulista Jucielen Romeu, que conquistou a medalha de ouro na categoria até 57 kg, ao vencer a polonesa Julia Szreremeta, vice-campeã olímpica em Paris. No masculino, o paulista Luiz “Bolinha” Oliveira venceu por nocaute o polonês Pawel Brach e ficou com o ouro na categoria 60 kg. O capixaba Yuri Falcão também brilhou ao superar o indiano Abbinash Jamwal por decisão unânime, garantindo o título nos 65 kg.
O Brasil ainda conquistou duas medalhas de prata, com o paulista Kauê Belini (75 kg) e o baiano Wanderley “Holifield” Pereira (80 kg), ambos derrotados nas finais por representantes do Uzbequistão. As quatro medalhas de bronze vieram com Isaías Filho (90 kg) no masculino, e Radija Gama (48 kg), Queila Braga (70 kg) e Viviane Pereira (75 kg) no feminino.
Ao todo, a delegação brasileira contou com 16 atletas. “Foi minha primeira competição internacional na nova categoria e sair vitorioso não tem resultado melhor. É só o começo, com fé em Deus vai vir muito ouro”, declarou Yuri Falcão, após a conquista.
A etapa brasileira foi a primeira de quatro eventos que compõem o circuito da World Boxing Cup este ano. As próximas paradas serão na Índia e no Cazaquistão, com pontuação válida para o ranking mundial classificatório à grande final, a World Boxing Cup Finals, no fim do ano. A seleção brasileira também terá como foco principal a disputa do Campeonato Mundial, previsto para setembro, em Liverpool, na Inglaterra.