Pesquisar

Esporte

Esporte

Botafogo segura a vantagem e enfrenta o Atlético-MG na final da Libertadores

Equipe carioca garante vaga inédita na decisão após vitória no agregado contra o Peñarol.
O Botafogo vai à sua primeira final de Libertadores. (Foto: Reprodução X/Conmebol)

O Botafogo conquistou, pela primeira vez em sua história, uma vaga na final da Copa Libertadores. Mesmo sendo derrotado por 3 a 1 pelo Peñarol, do Uruguai, nesta quarta-feira (30) no estádio Centenário, em Montevidéu, o Alvinegro avançou graças à vitória por 5 a 0 obtida na partida de ida, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Agora, o clube de General Severiano enfrentará o Atlético-MG na final, marcada para o dia 30 de novembro, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. A conquista do título da competição ficará com uma equipe brasileira pela sexta vez consecutiva.

Com a vantagem expressiva, o técnico Artur Jorge decidiu poupar alguns titulares, deixando nomes como os atacantes Igor Jesus e Luiz Henrique, o meio-campista Almada e o zagueiro Alexander Barboza fora do time inicial. Mesmo assim, o Botafogo enfrentou dificuldades, especialmente na primeira etapa. O Peñarol, empurrado por sua torcida, abriu o placar aos 30 minutos com um forte chute de Jaime Báez. A reação uruguaia se tornou ainda mais complicada quando, no fim do primeiro tempo, o goleiro Aguerre foi expulso após agredir o goleiro brasileiro John.

No segundo tempo, o Peñarol continuou pressionando e ampliou para 2 a 0 aos 20 minutos, novamente com Jaime Báez. Aos 24 minutos, o Botafogo também perdeu um jogador, Mateo Ponte, que foi expulso após receber o segundo cartão amarelo.

Para conter a pressão, Artur Jorge inseriu alguns titulares, incluindo o meio-campista argentino Almada. A substituição rendeu frutos, e Almada descontou aos 42 minutos após boa jogada com Marlon Freitas. No minuto seguinte, Batista marcou o terceiro gol para o Peñarol, fechando o placar em 3 a 1.

Apesar da derrota, o Botafogo garantiu a classificação inédita para a final da Libertadores, onde enfrentará o Atlético-MG. A decisão, marcada para 30 de novembro no estádio Monumental de Nuñez, definirá o campeão desta edição do torneio, mantendo o título sul-americano no Brasil por mais um ano.

Mais notícias

plugins premium WordPress