Ceará
Ceará
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou dez vítimas de afogamento no estado durante o último fim de semana, nos dias 7 e 8 de dezembro. Segundo o balanço divulgado pela corporação, 90% dos casos ocorreram na Praia do Futuro, em Fortaleza (Área Integrada de Segurança 10 – AIS 10). A única ocorrência fora da capital foi registrada em Jijoca de Jericoacoara (AIS 17).
Com o aumento de frequentadores em praias, lagoas e balneários no período de férias, o Corpo de Bombeiros intensifica suas ações preventivas e reitera cuidados importantes. Praias apresentam riscos como correntes de retorno, que exigem atenção redobrada, enquanto as lagoas, devido à menor densidade da água doce, podem facilitar afogamentos. A corporação reforça a importância de observar as bandeiras vermelhas nas praias, que indicam áreas de perigo.
Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, disponível 24 horas por dia e com atendimento gratuito.
A Praia do Futuro, uma das áreas mais movimentadas e desafiadoras para os guarda-vidas, registrou números significativos entre janeiro e novembro de 2024. Durante o período, foram:
•430 vidas salvas por guarda-vidas;
•147 atendimentos pré-hospitalares realizados;
•75 pessoas encontradas;
•50 acidentes com animais marinhos reportados;
•19 animais resgatados.