Pesquisar

Economia

Economia

Banco Central passa a aceitar pagamento de boletos por Pix

BC moderniza sistema de boletos com QR Code e nova modalidade para maior segurança e agilidade.
A medida entrará em vigor a partir de 3 de fevereiro de 2025. (Foto: Marcello Casal Jr)

O Banco Central (BC) aprovou, na última quinta-feira (12) uma resolução que moderniza os boletos de pagamento, permitindo que sejam quitados por meio de diferentes instrumentos, como o Pix. A medida, que entrará em vigor em 3 de fevereiro de 2025, já pode ser experimentada desde agora com a inclusão de códigos QR nos boletos, permitindo transações instantâneas.

Com o novo formato, os boletos podem conter um código QR que permite ao usuário pagar diretamente pelo Pix, bastando apontar o celular para o código e concluir a transação. A principal vantagem desse modelo é a compensação imediata do pagamento, diferente do tempo de processamento de até três dias úteis exigido pelos boletos tradicionais.

O BC informou que o recurso será oferecido de forma experimental até que a regulamentação seja aprofundada em 2025, como parte da agenda de modernização do sistema financeiro brasileiro.

Além do QR Code, o BC anunciou a criação do boleto de cobrança dinâmico. Essa modalidade é vinculada a títulos financeiros, como duplicatas escriturais, regulamentadas pela Lei 13.775/2018. A medida visa garantir maior segurança ao direcionar os pagamentos automaticamente ao credor legítimo, eliminando a necessidade de trocas de instrumentos de pagamento em negociações de dívidas.

Esse modelo traz benefícios tanto para os pagadores, que têm a certeza de quitar suas dívidas diretamente com o credor, quanto para os financiadores, que não precisam substituir documentos para garantir o recebimento dos valores.

O BC destacou que o boleto dinâmico representa um avanço significativo para o financiamento de empresas, especialmente pequenas e médias empresas, ao facilitar a negociação de títulos e reduzir riscos nas transações financeiras. Segundo o órgão, a modalidade será adotada plenamente até seis meses após a aprovação de sistemas digitais que suportem esses títulos.

Mais notícias

plugins premium WordPress