Turismo
Turismo
Com uma injeção de R$ 24,2 bilhões na economia e passando a representar 10,3% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, o turismo do Ceará confirmou 2025 como seu ano mais forte na história recente. Dados da Secretaria do Turismo (Setur) revelam que o estado não só bateu o recorde de visitação, com 3,48 milhões de turistas, como também viu a receita do setor crescer mais de 11% em relação a 2024.
O crescimento foi observado em todas as frentes. Enquanto o mercado doméstico foi responsável por 3,15 milhões de visitantes, a grande surpresa veio do fluxo internacional, que disparou 14,8% e somou 340 mil turistas. Segundo a Setur, esse desempenho está diretamente ligado à ampliação da malha aérea e à forte promoção do Ceará como destino.
O crescimento não foi apenas em quantidade. O setor também registrou um avanço qualitativo, com a taxa de ocupação hoteleira média subindo para 78% e o gasto médio por turista chegando a R$ 3.965. O reflexo disso foi visto nos aeroportos cearenses, que registraram 6,9 milhões de passageiros, consolidando o estado como um dos principais hubs aéreos do Nordeste.
Para o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, os resultados são um “ponto de partida” e não de chegada, indicando um futuro ainda mais promissor.
“Os números de 2025 mostram um turismo em plena aceleração no Ceará. Muito do que foi construído ao longo de 2025 já está contratado, estruturado e planejado para os próximos anos, o que nos permite olhar para frente com ainda mais confiança.”, destacou Bismarck.
Veja um resumo dos principais resultados do setor no último ano.