Turismo
Turismo
A Azul Linhas Aéreas confirmou a retomada de voos para Jericoacoara, no litoral do Ceará, antecipando operações no Aeroporto Comandante Ariston Pessoa, em Cruz, para outubro. As rotas ligam a vila turística ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, e serão mantidas até fevereiro de 2026.
Estão previstos 8 voos em outubro, 5 em novembro, 11 em dezembro, 18 em janeiro e 13 em fevereiro, todos operados com o Embraer E2-195. A mudança acrescenta 3.536 assentos extras nos meses de novembro e dezembro, fortalecendo a conectividade do destino.
Além da Azul, a Latam anunciou o reforço da malha aérea para Jericoacoara a partir de dezembro. As rotas terão maior frequência, conectando a vila a Fortaleza, Brasília e Congonhas (SP). De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto registrou crescimento de 36% no fluxo de passageiros entre janeiro e julho de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Para o Conselho Empresarial da Vila de Jericoacoara, a decisão fortalece diretamente a economia local. “Ficamos muito felizes com essa decisão da Azul. É uma decisão que nos surpreende positivamente, pois passaremos a contar nas nossas pousadas, hotéis e restaurantes com um incremento no volume de turistas que não estava previsto”, afirmou Delphine Estevenet, presidente da entidade.
O impacto é confirmado também por Lucimar Marques, presidente do Conselho Comunitário da Vila, que destacou a importância da conectividade aérea: “Esses voos são fundamentais para mantermos a competitividade de Jericoacoara em relação a outros destinos do Nordeste.”
As novas operações se somam ao Programa AmpliAR, do Ministério de Portos e Aeroportos, que busca atrair investimentos privados para aeroportos regionais. A iniciativa visa consolidar o terminal de Jericoacoara como porta de entrada aérea para o litoral oeste cearense, fortalecendo o turismo, a gastronomia, a hotelaria e os passeios 4×4.