Turismo
Turismo
O setor aéreo brasileiro continua em forte expansão. Em setembro, a aviação doméstica bateu um recorde histórico ao transportar 8,5 milhões de passageiros em voos dentro do país. Este é o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em 2000. Além disso, o número representa um crescimento de 7,6% em comparação com o mesmo período de 2024.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) liderou o ranking de movimentação, com 2,5 milhões de passageiros. Em seguida, aparecem o Aeroporto de Congonhas (SP), com 1,9 milhões, e o Aeroporto de Brasília (DF), com 1,3 milhões de viajantes. No acumulado do ano, o total de passageiros em voos nacionais já chega a 74,2 milhões, uma alta de 8% em relação a 2024.
O bom momento não se restringe aos voos nacionais. A movimentação internacional também alcançou uma marca inédita para setembro, com 2,3 milhões de passageiros. O Brasil já recebeu mais de 7 milhões de turistas estrangeiros em 2025, superando a meta anual e injetando mais de R$ 32 bilhões na economia.
Com o cenário positivo, as companhias aéreas já se preparam para a alta temporada de verão. A expectativa é que sejam ofertados pelo menos 111 mil voos domésticos, favorecendo ainda mais o turismo e a conexão entre as diferentes regiões do país.