Ceará
Ceará
A Prefeitura de Fortaleza deu início a um conjunto de intervenções de segurança viária na avenida Lineu Machado, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A medida abrange o trecho entre a avenida Carneiro de Mendonça e a rua Maria Quintela, com a implantação de nova sinalização vertical e horizontal, readequação de velocidade, lombadas físicas e áreas de trânsito calmo, priorizando os usuários mais vulneráveis.
Segundo o projeto, o trecho entre a avenida Carneiro de Mendonça e a rua Júlio Braga passará a operar com limite de 50 km/h, enquanto entre a rua Júlio Braga e a rua Maria Quintela, a velocidade será de 30 km/h, com implantação de tachões nas faixas de retenção nos cruzamentos. A previsão é que as placas com os novos limites sejam instaladas até o fim deste mês.
Para o diretor de trânsito da AMC, Leandro Rocha, a medida contribui diretamente para a redução de sinistros graves. “Nosso objetivo é criar um ambiente mais seguro e mais consciente, onde todos possam se deslocar com mais tranquilidade e segurança”, afirmou. Rocha também destacou que a redução de velocidade não impacta significativamente no tempo de deslocamento. “Estudos mostram um aumento de apenas 6,08 segundos por quilômetro nas vias alteradas. É um ganho expressivo em preservação de vidas”, completou.
Além da redução de velocidade, a iniciativa prevê a renovação das lombadas existentes, prolongamento de calçadas no cruzamento com a rua Estrada do Pici e ajustes de geometria nas interseções com as ruas Renato Viana e Jockey Club.
De acordo com a AMC, entre 2020 e 2024, foram registrados na avenida 121 sinistros de trânsito, com um óbito, 132 vítimas feridas e 12 atropelamentos. Os dados justificam a adoção das novas medidas, alinhadas às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta o excesso de velocidade como causa de uma em cada quatro mortes no trânsito.
Fortaleza já readequou o limite de velocidade em cerca de 85 vias, e obteve redução de 68,1% nos acidentes com mortes, segundo levantamento da AMC.