Ceará
Ceará
O Ceará lançou, nesta segunda-feira (15), o novo edital do programa Auxílio Catador para o ano de 2026. A iniciativa, que oferece apoio financeiro e estrutural a trabalhadores da reciclagem, ofertará 3.655 vagas para catadores associados ou cooperados em todo o estado. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas em cerimônia no Palácio da Abolição.
O programa tem como objetivo garantir melhores condições de trabalho e ampliar a renda dos catadores, que prestam um serviço ambiental essencial por meio da coleta seletiva. “Para nós, é motivo de muita alegria lançar, mais uma vez, um edital do Auxílio Catador. Reafirmei o compromisso de ampliar essa política, com o objetivo de avançarmos ainda mais no apoio à categoria”, afirmou o governador.
A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, destacou o protagonismo dos trabalhadores na economia circular. “É impossível falar de reciclagem sem falar dessa categoria, muitas vezes invisível, mas que presta um serviço fundamental”, disse.
Durante o evento, também foi realizada a entrega de 4 mil kits de trabalho, contendo camisa com proteção UV, boné e sacola, itens essenciais para a segurança dos trabalhadores. “A gente trabalha muito com material que não pode ser manuseado sem o EPI adequado. Graças a Deus, estamos sendo reconhecidos”, comemorou José Adalto dos Reis, presidente da associação de catadores de Quixadá.
Além disso, nove caminhões-baú foram entregues a associações e cooperativas de Fortaleza, Crato, Tabuleiro do Norte, Jucás, Crateús, Mucambo e Quixadá, para otimizar o processo de coleta seletiva.
A cerimônia também incluiu a entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa ao presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, e à ONG Resistência Ambiental e Cultural. Adicionalmente, foi assinado um termo de cooperação com o grupo SOS Guaramiranga para a doação de 100 mil mudas para o reflorestamento da APA da Serra do Baturité.