Pesquisar

Economia

Economia

Atividade econômica do Brasil recua 0,7% em dezembro, mas fecha 2024 com alta de 3,8%

Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) aponta desaceleração no último mês do ano, mas mantém crescimento no acumulado de 12 meses.
Indústria Brasileira
No acumulado dos últimos três meses do ano, a economia apresentou avanço de 4,4% em relação ao mesmo período de 2023. (Foto: Reprodução)

A atividade econômica do Brasil registrou queda de 0,7% em dezembro de 2024 na comparação com novembro, conforme o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta segunda-feira (17), em Brasília. Apesar da retração no último mês do ano, o indicador fechou 2024 com crescimento de 3,8%, sinalizando um desempenho positivo da economia ao longo do período.

O resultado de dezembro veio após um crescimento de 0,10% em novembro e, na comparação com o mesmo mês de 2023, o índice registrou alta de 2,4%. No acumulado dos últimos três meses do ano, a economia apresentou um avanço de 4,4% em relação ao mesmo período de 2023.

O IBC-Br é considerado um termômetro da atividade econômica do país e serve como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice acompanha a evolução da economia mês a mês e antecipa possíveis pressões inflacionárias que podem impactar as decisões do Banco Central sobre a taxa de juros.

Mais notícias

plugins premium WordPress