Poder
Poder
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta quinta-feira (6), o reajuste salarial de 5,83% para todos os servidores públicos estaduais. A medida, enviada pelo governador Elmano de Freitas, foi definida após rodadas de negociação com representantes das categorias e representa um ganho real acima da inflação.
O aumento será concedido em duas etapas: 4,83% retroativo a janeiro e mais 1 ponto percentual a partir de setembro, totalizando os 5,83% de reajuste. “Para a alegria nossa, que apostamos no diálogo, chegamos a um entendimento para o reajuste das categorias do serviço público do Estado do Ceará para o ano de 2025”, afirmou o governador ao anunciar a proposta.
Impacto financeiro e valorização dos servidores
O reajuste representa um impacto de R$ 820 milhões no orçamento estadual. Somando o aumento já concedido aos professores, o incremento total nas contas do estado chega a R$ 1,1 bilhão.
Elmano de Freitas destacou que, além da reposição inflacionária, a proposta inclui ganho real aos servidores. “É muito importante o reconhecimento da data-base dos nossos servidores, mas também garantir uma valorização acima da inflação. Estamos concedendo um reajuste de 5,83%, sendo 4,83% para recompor as perdas inflacionárias e 1% de aumento real, dentro dos limites orçamentários do Estado”, explicou o governador.