Pesquisar

Entretenimento

Entreterimento

“Arte no Espectro” celebra o talento de artistas autistas no Paço Municipal

Aberta nesta quarta-feira (2), exposição reúne obras de cinco artistas com TEA e amplia debate sobre inclusão em Fortaleza.
A mostra segue aberta ao público até 30 abril. (Foto: Kiko Silva)

O Memorial do Paço Municipal foi reaberto ao público na última quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, com a inauguração da exposição “Arte no Espectro”, promovida pela Prefeitura de Fortaleza. A mostra gratuita reúne 21 quadros, três totens em EVA e uma maquete tátil da Fortaleza de 1726, e ficará aberta à visitação até o dia 30 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Inclusão e reconhecimento

A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, destacou que a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma prioridade da gestão. “Todos nós somos capazes. Essa exposição amplia o diálogo sobre inclusão. Quero convidar os fortalezenses para prestigiarem esses artistas”, disse.

O coordenador da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, Celso Farias, ressaltou a importância do espaço para o desenvolvimento das pessoas com TEA. “Essa visibilidade valoriza talentos e mostra que essas pessoas têm um enorme potencial”, afirmou.

A história por trás das obras

A abertura contou com a palestra da executiva Michelle Lisboa, que é autista e mãe do artista Lucas Lisboa Maia, de cinco anos. Michelle relatou sua trajetória e os desafios enfrentados no mercado de trabalho. “Precisamos acreditar uns nos outros, dar a mão para que as pessoas possam ir além”, disse, emocionada ao comentar a participação do filho na exposição.

Os artistas

Arthur Veras Brilhante, 11 anos, expressa sua visão de mundo em pinturas vibrantes feitas com tinta acrílica.

Eduardo Aragão Carvalho, 33 anos, provoca reflexões sobre diversidade com narrativas visuais instigantes.

Mateus Oliveira Gonçalves, 25 anos, retrata paisagens ferroviárias com riqueza de detalhes.

Lucas Lisboa Maia, 5 anos, une tintas e peças de Lego para expressar sua imaginação.

Pedro Henrique Pinheiro Santana, 13 anos, cria esculturas de papelão e EVA com personagens e detalhes surpreendentes.

Espaço histórico e acessível

O Memorial do Paço, inaugurado em 2018, conta a história cultural, artística e política da capital cearense em três salões temáticos. A exposição também oferece recursos sensoriais voltados ao público infantil e a pessoas com deficiência.

Serviço

Exposição “Arte no Espectro”

Memorial do Paço Municipal – Rua São José, nº 1, Centro

Até 30 de abril

Segunda a sexta, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Mais notícias

plugins premium WordPress