Esporte
Esporte
A arbitragem do futebol cearense passará por uma mudança histórica em 2026. Em uma iniciativa inédita no estado, a Federação Cearense de Futebol (FCF) anunciou nesta segunda-feira (5) que os árbitros principais concederão entrevistas coletivas após todas as partidas do Campeonato Cearense.
O objetivo, segundo a FCF, é “ampliar a transparência, promover o diálogo e esclarecer as decisões tomadas em campo”. Com a medida, os árbitros terão a oportunidade de explicar para a imprensa, torcedores e clubes a sua interpretação de lances capitais, o uso das regras e o processo que levou a decisões importantes durante os jogos.
A FCF estabeleceu um protocolo claro para a realização das entrevistas, a fim de garantir a organização e a segurança do processo. As coletivas com os árbitros só acontecerão após as entrevistas dos treinadores de ambas as equipes.
Além disso, há uma condição fundamental: o árbitro só poderá falar com a imprensa após a publicação oficial da súmula da partida, que é feita de forma online. Cumprida essa etapa, o profissional será conduzido pela equipe de comunicação da Federação até o local da coletiva.
A iniciativa visa humanizar a figura do árbitro e reduzir as polêmicas e especulações que frequentemente marcam o pós-jogo, abrindo um canal direto de comunicação para explicar as complexas decisões que fazem parte de uma partida de futebol.