Pesquisar

Esporte

Esporte

Anistia pede que Fifa exija direitos humanos da Arábia Saudita para sediar Copa 2034

Organizações de direitos humanos alertam que a Fifa deve suspender processo de escolha até que o país implemente melhorias no setor.
A Arábia Saudita é a única postulante a sediar a Copa 2034. (Foto: Arnd Weigmann)

A Anistia Internacional e a Sport & Rights Alliance (SRA) solicitaram que a Fifa interrompa o processo de escolha da Arábia Saudita como anfitriã da Copa do Mundo de 2034, caso o país não anuncie reformas significativas na área de direitos humanos antes da votação marcada para dezembro. A entidade deve aprovar as sedes dos torneios de 2030 e 2034 durante um congresso extraordinário, onde a Arábia Saudita é a única candidata para 2034, enquanto Marrocos, Espanha e Portugal formam a proposta conjunta para 2030.

Ambas as organizações afirmaram, em um novo relatório, que as estratégias de direitos humanos das candidaturas analisadas não atendem aos padrões exigidos pela Fifa. Para elas, os riscos são particularmente altos na Arábia Saudita, e a realização do torneio no país pode levar a violações “graves e generalizadas” dos direitos humanos.

Em resposta, a Fifa declarou que publicará relatórios de avaliação das propostas antes do congresso, que ocorrerá em 11 de dezembro, com o intuito de promover maior transparência no processo de seleção das sedes das próximas Copas do Mundo.

Mais notícias

plugins premium WordPress