Pesquisar

Turismo

Turismo

Alunos do Senac Iguatu lançam rota turística acessível a deficientes visuais

Projeto promove autonomia com tecnologia inclusiva em pontos turísticos da região.
O projeto foi apresentado na Siará Tech Summit e no Brazil Travel Market. (Foto: Divulgação)

Os alunos do curso de Operador de Turismo Receptivo do Senac Iguatu lançaram o projeto “Rota Sagrada: Fé, Inclusão e Tecnologia” para tornar os pontos turísticos locais mais acessíveis a pessoas cegas ou com deficiência visual. A iniciativa oferece autonomia e segurança por meio de três recursos inovadores: a Bengala Mira 360 Graus, um Roteiro Impresso em Braille e um Sistema de Guia Áudio.

A Bengala Mira 360 Graus, feita com materiais reciclados, possui um sensor que emite sinais sonoros ao detectar obstáculos, permitindo que os visitantes se desloquem com mais segurança. O roteiro em Braille facilita a navegação pelo percurso, enquanto o Sistema de Guia Áudio, com opções de voz masculina, feminina e com inteligência artificial, proporciona uma experiência imersiva, com gravações feitas pelos próprios alunos.

“Estamos proporcionando que pessoas com deficiência visual tenham mais autonomia e, acima de tudo, um turismo que respeita as necessidades de todos os visitantes”, destaca Felipe Neris, instrutor do Senac Iguatu.

O projeto já foi apresentado em eventos de destaque, como o Siará Tech Summit e o Brazil Travel Market, e será levado a outros congressos e encontros nacionais, como o Congresso Internacional de Turismo na Serra Gaúcha e eventos em Redenção, São Luís e na Serra da Ibiapaba.

Mais notícias

plugins premium WordPress