Pesquisar

Ceará

Ceará

Alunos de restauração trabalham em obra de Vicente Leite

Tela histórica “Jangadeiros do Ceará” passa por conservação sob orientação de Antônio Vieira.
A ação vem por parte dos Alunos do Curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho(Foto: EAOTPS)

Alunos do Curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) estão conduzindo um importante trabalho de conservação e restauração da tela Jangadeiros do Ceará, do renomado artista cearense Vicente Leite (1900-1941). Pintada na década de 1920, a obra em óleo sobre tela mede 1,8m de largura por 1,3m de altura e retrata jangadeiros cearenses. A peça, que pertence ao acervo do Governo do Estado, está sob a guarda da Academia Cearense de Letras.

O processo de restauração, coordenado pelo artista e restaurador Antônio Vieira, envolve várias etapas, iniciando-se pela análise do estado atual da pintura. Em seguida, os alunos realizam procedimentos técnicos como estabilização da base, fixação da policromia e reintegração cromática. A equipe é composta por 15 alunos, todos empenhados em devolver o vigor e a integridade da obra.

Natural do Crato (CE), Vicente Leite destacou-se como pintor paisagista. Em 1920, recebeu uma bolsa de estudos do Governo do Estado para estudar na Escola Nacional de Belas Artes (hoje, Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde compartilhou o ambiente acadêmico com artistas como Cândido Portinari.

Mais notícias

plugins premium WordPress