Economia
Economia
O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 4,18% no primeiro trimestre de 2025, impulsionado principalmente pela agropecuária, que registrou avanço de 18,43% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Além da agropecuária, os setores de Serviços e Indústria também tiveram crescimento, mas em patamares inferiores: 3,41% e 2,87%, respectivamente. O desempenho expressivo do setor agrícola consolida a tendência de protagonismo do agronegócio na economia cearense.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, destacou que o resultado já era esperado. Segundo ele, o crescimento é fruto de um movimento sustentado. “Recebemos com tranquilidade o resultado expressivo do PIB da agropecuária no primeiro trimestre de 2025, pois ele reflete um crescimento sustentável que já vínhamos observando”, afirmou.
Em 2024, a agropecuária cearense também foi destaque, com crescimento de 25,16%, contribuindo para que o PIB estadual encerrasse o ano com alta de 6,49%. Silveira projeta uma continuidade desse cenário com foco na melhoria dos perímetros irrigados e na ampliação das exportações.
“Temos um plano para dobrar as exportações do agro nos próximos cinco anos, de US$ 500 milhões para US$ 1 bilhão”, afirmou. Ele também ressaltou a importância do apoio institucional: “Com o apoio de todos, podemos crescer muito mais e fazer do agronegócio do Ceará um grande destaque como é o brasileiro”.
Os números reforçam o papel da agropecuária como vetor de desenvolvimento regional e sinalizam um novo ciclo de expansão econômica no estado, com ênfase no setor rural e nas políticas de incentivo à produção sustentável.