Turismo
Turismo
O turismo cearense voou alto em 2025. Dados divulgados pela Secretaria do Turismo (Setur) revelam que os aeroportos do estado movimentaram 6.928.914 passageiros ao longo do ano, um crescimento consolidado de 9,2% em comparação a 2024. O resultado confirma o Ceará como um dos principais hubs de conexão do Nordeste e reflete o sucesso das estratégias de promoção internacional e interiorização.
“O Ceará vive um momento de fortalecimento da malha aérea. Esse resultado é fruto de planejamento e investimentos em infraestrutura”, afirmou o secretário Eduardo Bismarck.
A porta de entrada principal continua sendo Fortaleza. O Aeroporto Pinto Martins recebeu 6,1 milhões de viajantes (+9,5%), registrando em dezembro o seu melhor desempenho para o mês nos últimos seis anos. O fluxo internacional também subiu 8%, reforçando a capital na rota global.
No interior, o destaque absoluto foi o Aeroporto de Jericoacoara. O terminal registrou um salto de 21,5% na movimentação, passando de 218 mil para mais de 265 mil passageiros. Já Juazeiro do Norte manteve estabilidade com leve alta de 0,7%, sustentado pelo turismo religioso e de negócios.
O fluxo nos céus se transformou em oportunidades em terra. O setor de turismo (alojamento e alimentação) foi responsável pela criação de 2.751 novos empregos formais em 2025, um crescimento de 46,5% na geração de vagas em relação ao ano anterior. Um dado relevante: cerca de 60% dessas novas oportunidades surgiram no interior do estado, provando que o turismo é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento regional.