Pesquisar

Ceará

Ceará

Acordo entre Fiocruz, Institut Pasteur e UFC impulsiona pesquisa e inovação em saúde

Memorando de Entendimento será assinado em cerimônia com presença do embaixador da França no Brasil.
O acordo tem como objetivo ampliar as ações de cooperação científica, educacional e de inovação entre as instituições. (Foto: Divulgação)

A Fiocruz, o Institut Pasteur de Paris e a Universidade Federal do Ceará (UFC) assinarão um Memorando de Entendimento (MoU) na próxima terça-feira (25), em cerimônia no Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, localizado no campus da Fiocruz Ceará, no município de Eusébio. O evento terá início às 9h e contará com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.

O acordo busca ampliar as ações de cooperação científica, educacional e de inovação entre as instituições, com foco na área da saúde, especialmente nas áreas de imunologia e imunoterapia. Entre os objetivos da parceria estão o intercâmbio acadêmico, o desenvolvimento conjunto de pesquisas, a organização de cursos e seminários e a formação de profissionais qualificados.

Cooperação científica e tecnológica

O memorando também prevê o compartilhamento de infraestrutura científica, incluindo o uso do Biotério do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM/UFC), um dos poucos no Brasil com certificação internacional para estudos pré-clínicos. O local desenvolve pesquisas voltadas à criação de novos fármacos anticâncer a partir da biodiversidade brasileira.

Além da oficialização do compromisso, o evento reunirá autoridades das instituições envolvidas, como os co-coordenadores do Centro Pasteur Fiocruz, Caroline Passaes e João Hermínio Martins, o reitor da UFC, Custódio Almeida, a coordenadora geral da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, o Cônsul-Geral da França no Recife, Serge Gas, e o assessor da Fiocruz para Cooperação com Instituições Científicas e Tecnológicas Francesas, Wilson Savino.

Avanços em imunoterapias

Criado em maio de 2024, o Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia atua no desenvolvimento de terapias inovadoras para doenças infecciosas, autoimunes, degenerativas e câncer. A parceria com a UFC fortalece as etapas pré-clínicas e clínicas essenciais para transformar a pesquisa em soluções terapêuticas acessíveis à população.

Entre as inovações em desenvolvimento estão anticorpos monoclonais, moléculas imunoterápicas e terapias celulares com foco em células T e NK.

Internacionalização da UFC

Para a vice-reitora da UFC, Diana Azevedo, a cooperação fortalece a internacionalização da universidade e amplia sua participação em redes globais de pesquisa. Já a professora Cláudia do Ó Pessoa, da Pró-Reitoria de Inovação, destaca que a parceria proporcionará acesso a tecnologias de ponta e contribuirá para avanços no desenvolvimento de vacinas e terapias.

Mais notícias

plugins premium WordPress