Ceará
Ceará
O primeiro dia de Carnaval no Ceará foi marcado por chuvas intensas em 113 municípios, conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre as 7h de sexta-feira (29) e as 7h deste sábado (1º), os maiores acumulados foram registrados na região do Cariri, com destaque para Cariús (118 mm) e Várzea Alegre (110 mm).
Na Capital, o maior volume de chuva foi observado no posto de Água Fria, que registrou 36,2 mm. De acordo com a previsão da Funceme, ainda nesta tarde e noite de sábado, as chuvas devem reduzir de intensidade, mas a instabilidade no tempo permanecerá em Fortaleza.
Para o domingo (2), os maiores acumulados de precipitação são esperados na faixa litorânea, na Serra da Ibiapaba, no Maciço de Baturité e no sul do estado. Já nas demais regiões, as chuvas tendem a ocorrer de forma isolada e passageira.
Na segunda-feira (3), a previsão indica que o centro-norte do Ceará registre chuvas isoladas, enquanto os maiores volumes devem se concentrar no centro-sul do estado.
A intensificação das precipitações está relacionada à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no Ceará entre os meses de fevereiro e maio. Atualmente posicionada na linha do Equador, a ZCIT está se deslocando em direção ao estado, favorecendo a continuidade das precipitações durante o período carnavalesco.