Pesquisar

Poder

Poder

MEC estuda retomar Enem como certificação de conclusão do ensino médio

Prova pode certificar maiores de 18 anos, além de integrar avaliação do Saeb, diz Camilo Santana
A fala foi feita na noite do domingo (10), logo após o segundo dia de prova. (Foto: Bruna Araújo/MEC)

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que o Ministério da Educação (MEC) considera a possibilidade de utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de certificação de conclusão do ensino médio para estudantes acima de 18 anos a partir de 2025. A recomendação foi feita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

A medida visa ampliar o acesso de jovens adultos à certificação, permitindo que, ao prestar o Enem, possam também obter o diploma e seguir para o ensino superior. O Encceja, exame destinado a jovens e adultos para essa finalidade, será mantido, informou o ministro.

Além disso, o MEC estuda integrar o Enem ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede o desempenho dos estudantes do ensino médio. Camilo Santana explicou que o Inep está avaliando a possibilidade de usar o Enem para que os alunos do terceiro ano do ensino médio sejam automaticamente avaliados pelo Saeb, o que traria maior eficiência ao sistema de avaliação.

Durante o balanço do segundo dia de provas do Enem 2024, realizado hoje, o ministro informou que a aplicação ocorreu sem grandes incidentes, embora 1,9 mil candidatos tenham sido eliminados por infrações ao edital. Nesta etapa, os alunos responderam questões de ciências da natureza e matemática.

Camilo Santana também anunciou a antecipação da divulgação do gabarito oficial, inicialmente prevista para o dia 20 de novembro. A nova data será confirmada pelo Inep, enquanto o resultado final do Enem está agendado para 13 de janeiro de 2025.

Mais notícias

plugins premium WordPress