O fim do ano está se aproximando, mas o entretenimento musical em Fortaleza continua a todo vapor. Então, se você é da cidade e está em busca de boa música, cultura e diversão na base do 0800, o mês de novembro traz uma programação que condiz com o seu gosto e orçamento. São eventos que promovem a ocupação dos espaços públicos e trazem uma atmosfera diferenciada para a Capital, com muita cultura, diversidade e economia criativa.
Fazendo esse papel de coach financeiro em mistura com jornalismo cultural, a Bora Comigo te apresenta três eventos gratuitos que vão agitar a cidade e vão te fazer curtir o melhor da cena musical e cultural da capital cearense!
A Feira Auê é um evento que já conquistou seu espaço na cena cultural de Fortaleza. Realizada desde 2018, a feira chega em mais uma edição nos dias 9 e 10 de novembro, na Praça das Flores. Além de ser um espaço de compras, a Auê é um ponto de encontro para quem quer vivenciar a cultura e apoiar o empreendedorismo local.
Neste mês de novembro, as atrações musicais são ainda melhores do que de costume. No sábado (9), a feira conta com as apresentações dos Transnacionais, cantando o melhor do carnaval de outrora, e da Banda São 2, terminando de animar a galera na Praça das Flores.
Já no domingo (10), você curte o já consagrado na cidade Samba e Água Fresca, com Dipas e Jozzú. Ainda no mesmo dia, se apresentam os talentosos Juruviara e Gabi Nunes e, mais tarde, a Pimenta Malagueta fecha o dia de apresentações.
Além de bancas de gastronomia, moda, design e artesanato, a Auê conta com apresentações musicais que garantem um clima descontraído e animado. Além de tudo, as crianças também terão atrações para si, com o Palco Pequeninos.
Serviço
Auê Feira Criativa na Praça das Flores
Data: 9 e 10/11 (sábado e domingo)
Local: Praça das Flores (Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota)
Horário: 16h às 22h
Celebrando a música e a cultura negra, o Festival Black Era Fortal volta para sua segunda edição entre os dias 20 e 23 de novembro, no Complexo Estação das Artes. Dia 20, inclusive, é comemorado o Dia da Consciência Negra, promulgado como feriado em 2024 pelo Presidente Lula. O evento é um verdadeiro tributo à música negra cearense, com uma programação que inclui apresentações musicais, roda de conversa e oficinas de música.
Os shows trazem nomes de peso da cena local, como Mumutante, +Melanina, Outragalera, Luiza Nobel, além de DJ Bugzinha e DJ Nego Célio, que contam com sets vibrantes e dançantes.
O festival vai ocupar diferentes espaços, incluindo o Complexo Estação das Artes e o Centro de Design do Ceará (Kuya), proporcionando uma imersão completa na diversidade musical e cultural da periferia. Prepare-se para uma experiência que combina música, arte e consciência social em um ambiente acolhedor e cheio de atitude.
Serviço
2º Festival Black Era Fortal
Data: 20 e 23/11
Local: Complexo Estação das Artes (rua Dr. João Moreira, 540 – Centro), Kuya – Centro de Design do Ceará (rua Senador Jaguaribe, 323 – Moura Brasil) e sede coletivo Raízes da Periferia (Travessa Senador Jaguaribe, Moura Brasil)
Horário: horários diversos
Fechando o mês com chave de ouro, o Festival Elos chega à sua 6ª edição nos dias 23 e 24 de novembro, no Aterrinho da Praia de Iracema. O festival reúne um line-up que chega com os dois pés nos peitos, com atrações que transitam pelo forró, samba, pop e blocos de carnaval.
No primeiro dia, o inigualável Alceu Valença traz todo o seu repertório para a Praia de Iracema. Também compartilhando a energia carnavalesca, blocos de carnaval locais fazem o pré-carnaval começar em novembro. No segundo dia, Liniker apresenta a sua aclamada turnê “Caju”, trazendo seu repertório intimista e marcante para o público fortalezense. Outras atrações incluem Vanessa, A Cantora, Iara Pâmela, Gabi Nunes e muito mais. Além dos shows, o festival oferece uma feira de empreendedorismo e atividades paralelas, como surf na Estação Marítima, reforçando o caráter inclusivo e comunitário do evento.
Serviço
6º Festival Elos
Data: 23 e 24/11
Local: Aterrinho da Praia de Iracema
Com esses três eventos, não tem como não aproveitar o mês de novembro com cultura até dar uma dor. Então prepare o seu isopor de cerveja, marque na agenda e se prepare para celebrar a rica cultura brasileira sem gastar um centavo!