Poder
Poder
Fortaleza marca presença na 12ª edição do Fórum Urbano Mundial (WUF12), que ocorre entre os dias 4 e 8 de novembro no Cairo, Egito. O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, e a presidente do Instituto de Planejamento e Pesquisa de Fortaleza (IPPLAN), Larissa Menescal, estão no evento, que este ano tem como lema “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”. O fórum reúne líderes globais para debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, focando em soluções locais para habitação, mudanças climáticas e serviços essenciais.
Na segunda-feira (5), Élcio Batista apresentou o projeto “Caminhos Verdes e Azuis” na exposição “Empowering Climate-conscious Cities”. Em parceria com a Agência Alemã de Cooperação (GIZ), o projeto busca transformar o espaço público da região do Bom Jardim, aplicando soluções urbanas que favorecem a sustentabilidade e a inclusão social.
Já na quarta-feira (6), Élcio compartilhou o programa “Re-Ciclo” em um workshop sobre tecnologias para cidades sustentáveis. O projeto incentiva a coleta seletiva gratuita de resíduos recicláveis com o uso de triciclos elétricos, promovendo inclusão social dos catadores e conscientização ambiental na cidade.
Na quinta-feira (7), Fortaleza foi destaque em três importantes discussões. Em um painel sobre cidades portuárias, o vice-prefeito abordou o papel do Porto de Fortaleza como um exemplo de integração entre cidade e porto, explorando possibilidades de regeneração urbana. Larissa Menescal participou de outra discussão, abordando a resiliência climática e estratégias para reduzir vulnerabilidades e fortalecer as estruturas da cidade. Ainda no dia, Élcio Batista apresentou o Atlas de Regeneração Urbana Sustentável, detalhando políticas urbanas voltadas para qualidade de vida e inclusão.
Os representantes de Fortaleza encerram suas atividades na sexta-feira (8), no encontro “Building Connections”, onde o objetivo é a criação de uma rede de Institutos de Planejamento na América Latina e no Caribe. Além disso, será lançada a publicação Cadernos InREDE, que reúne iniciativas de regeneração urbana em várias cidades brasileiras.