Poder
Poder
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) anunciou que está analisando denúncias contra o vereador Inspetor Alberto (PL), acusado de maus-tratos a animais e ameaças contra o candidato à prefeitura Evandro Leitão. O caso ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo, em 27 de outubro, no qual o vereador aparece puxando um porco pelas orelhas enquanto faz ameaças, associando o animal ao candidato.
As ações movidas contra o parlamentar incluem pedidos de apuração ética-disciplinar e uma representação pela perda de mandato, protocolados pelos vereadores Gabriel Biologia (Psol), Adriana Almeida (PT) e Adriana Gerônimo (Psol), com apoio de outras lideranças políticas. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE) também denunciou o caso, resultando na abertura de inquérito pela Polícia Civil, atualmente sob segredo de justiça.
Além das denúncias, um abaixo-assinado organizado pelo deputado federal Célio Stuardat (PSD) busca o apoio popular para a cassação do mandato do vereador. A iniciativa inclui propostas de impedimento do vereador em cargos públicos, caso condenado por maus-tratos, e um pedido de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) junto ao Ministério Público Eleitoral.
A CMFor declarou que, após a análise da Procuradoria Jurídica, o caso poderá seguir para o Conselho de Ética, que avaliará a admissibilidade das denúncias e os próximos passos do processo