Ceará
Ceará
O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, registrou o nascimento de Antony Gael, um bebê de peso incomum: 5,1 kg. O parto cesáreo foi realizado com sucesso no último dia 24 de outubro, e mãe e filho deixaram o hospital dois dias após o nascimento, sem qualquer intercorrência.
Daniela Barbosa Nobre, mãe de Antony, relata que a gestação de seu terceiro filho foi acompanhada de cansaço intenso, especialmente a partir do sétimo mês. “Eu sentia muito cansaço e minha barriga estava enorme!”, conta a agricultora.
O nascimento de bebês com quatro quilos ou mais é considerado macrossomia, uma condição rara, geralmente associada a fatores genéticos ou à predisposição da gestante ao diabetes, como explicou o pediatra Paulo Fernandes, do HRSC. Nesses casos, o parto cesáreo é recomendado para garantir a segurança da mãe e do bebê.
Após o nascimento, Gael recebeu acompanhamento médico para monitorar a glicemia e as necessidades nutricionais, segundo a coordenadora da unidade de obstetrícia, Cris Ângela. A equipe do hospital segue protocolos específicos, promovendo o aleitamento e, se necessário, a complementação alimentar com fórmula especial.