Pesquisar

Ceará

Ceará

Ceará registra queda de 39,5% nos homicídios na RM de Fortaleza em outubro

Governador Elmano de Freitas destaca esforço integrado das forças de segurança para redução da violência no Estado.
Concurso PMCE 2025
No âmbito estadual, a redução foi de 8,5%. (Foto: Carlos Gibaja)

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (5), no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas anunciou que o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) caiu 39,5% em outubro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. No âmbito estadual, a redução foi de 8,5%.

“Este resultado mostra que estamos no caminho certo para reduzir a violência no Ceará. Isso é fruto de uma atuação mais forte da polícia em dias e horários específicos, além de um trabalho integrado do Comitê de Segurança. Precisamos fortalecer ainda mais nossas forças de segurança,” afirmou Elmano de Freitas.

Na capital, houve uma queda de 14,6% nos CVLIs, com 70 mortes registradas em outubro deste ano contra 82 no mesmo período de 2023. Na RMF, o número de registros foi de 49, em comparação a 81 no ano anterior. O resultado é o melhor índice desde 2010.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, ressaltou o empenho da equipe policial e o apoio do governador: “Agradeço aos profissionais da segurança pública pelo compromisso em reduzir a violência, e ao governador Elmano de Freitas pelo apoio constante. Os números mostram que estamos no caminho certo, mas continuaremos aperfeiçoando nossos processos.”

O reforço nas ações de segurança também trouxe impacto na redução de feminicídios. Entre janeiro e outubro de 2024, houve uma queda de 20,5% nos casos em relação ao mesmo período de 2023. Foram registrados 31 casos neste ano, contra 39 no ano passado. Em outubro, houve uma diminuição de 40%, com três registros este ano contra cinco no ano anterior.

Durante o evento, o governador anunciou o Prêmio Tempo de Justiça, que busca reconhecer o trabalho dos órgãos de segurança e justiça que se destacam pela agilidade e qualidade nas investigações e julgamentos. O prêmio contemplará quatro categorias: Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Segurança Pública.

O Programa Tempo de Justiça, criado em 2016, visa agilizar a investigação e julgamento de crimes dolosos contra a vida. Participam do programa a Vice-Governadoria do Estado, o TJCE, o MPCE, a Defensoria Pública e a SSPDS.

Mais notícias