Esporte
Esporte
Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2023 e atual líder da Fórmula 2, é um dos favoritos para assumir uma vaga na Sauber para a temporada 2024 da Fórmula 1. Vinculado à McLaren, a equipe britânica assegurou que não irá bloquear o brasileiro caso ele consiga fechar um acordo com a Sauber.
Atualmente, Bortoleto corre na Fórmula 2 pela equipe Invicta, com suporte da McLaren. A duas etapas do final da temporada, ele lidera o campeonato com 169,5 pontos, à frente de Isack Hadjar, da Campos, com 165 pontos. O bom desempenho tem atraído o interesse da Sauber, que considera outros nomes para a vaga, incluindo Valtteri Bottas, Guanyu Zhou e Mick Schumacher.
Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, ressaltou o desempenho de Bortoleto nas categorias de base e declarou, durante entrevista coletiva em Interlagos, que “é natural que equipes de F1 estejam interessadas em Gabriel”. Segundo Stella, as negociações seguem em andamento e, se houver uma oportunidade, a McLaren não impedirá que ele pilote na Fórmula 1.
O talento do brasileiro também chamou a atenção de nomes do grid da F1. Em entrevista recente, Max Verstappen, da Red Bull, elogiou Bortoleto: “Se eu fosse a Sauber, já o teria contratado”. Oscar Piastri, da McLaren, também mostrou apoio ao jovem piloto, afirmando que seus resultados comprovam que ele merece um lugar na F1.