Ceará
Ceará
O Cariri registrou avanço significativo no cenário de seca em setembro, com 100% da região agora sob seca fraca, a categoria mais branda na escala da plataforma Monitor de Secas. O relatório revela uma piora considerável nos indicadores hídricos em diversas regiões do Ceará.
Até julho, o Cariri era a única área do estado com seca registrada. No entanto, o novo levantamento mostra que a seca se expandiu para mais de 50% do território cearense. Em agosto, o Ceará registrava a menor proporção de áreas com seca no Nordeste, cenário que mudou rapidamente nos últimos meses.
“No Ceará, devido à piora nos indicadores dos últimos meses, houve o avanço da seca fraca em grande parte do Estado. Os impactos permanecem de curto prazo”, destaca o relatório.
Além do Ceará, outros estados do Nordeste também enfrentam um agravamento nas condições climáticas. Na Bahia, Piauí e Maranhão, áreas que estavam sob seca moderada passaram a registrar seca grave. Alagoas e Sergipe também apresentaram intensificação da seca, refletindo um quadro climático desafiador em toda a região.