Ceará
Ceará
Para evitar superlotação e garantir atendimento rápido a possíveis vítimas de acidentes durante a folia, a Prefeitura de Fortaleza iniciou uma operação estratégica na saúde. Até esta sexta-feira (13), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza um mutirão de desospitalização em nove hospitais da rede e na Santa Casa.
O objetivo é claro: otimizar o fluxo de pacientes internados — agilizando exames, cirurgias pendentes ou altas médicas — para liberar leitos de urgência e emergência visando o aumento de demanda típico do período de 14 a 18 de fevereiro.
A ação envolve uma triagem criteriosa. Pacientes de longa permanência, por exemplo, estão sendo avaliados para migração ao Programa Melhor em Casa, que garante assistência domiciliar.
Para garantir a segurança nas transferências, o SAMU está atuando com ambulâncias de suporte básico e avançado. “Nossa equipe está atuando incansavelmente para ampliar a capacidade assistencial. As escalas são avaliadas e os insumos garantidos para assegurar o atendimento na ponta”, explica a secretária da Saúde, Riane Azevedo.