Ceará
Ceará
A sociedade cearense está cada vez mais vigilante na defesa dos animais. Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) revelam que as denúncias de maus-tratos dispararam no Estado. Em 2025, o serviço Disque-Denúncia 181 recebeu 2.839 relatos anônimos sobre esse tipo de crime, um aumento de 65,1% em comparação a 2024.
O volume é tão expressivo que os maus-tratos a animais se tornaram o segundo crime mais denunciado no Ceará, representando 21,4% de todas as ligações, atrás apenas do tráfico de drogas.
A tendência de alta segue forte em 2026. Apenas no mês de janeiro, houve um crescimento impressionante de 133,8% nos registros em relação ao mesmo período do ano passado, saltando de 148 para 346 denúncias.
“A população compreendeu a importância do 181. A agilidade da informação pode ser decisiva para salvar a vida do animal”, ressalta o delegado Nelson Pimentel, coordenador da inteligência da SSPDS.
A resposta às denúncias mobiliza uma força-tarefa. Em 2025, o Corpo de Bombeiros (CBMCE) realizou mais de 10 mil resgates, com destaque para serpentes e gatos. Já o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) resgatou outros 2.468 animais em operações policiais. A Polícia Civil, através da DPMA, foca na investigação e responsabilização criminal dos agressores, tendo resgatado 362 animais em suas diligências.