Ceará
Ceará
Fortaleza entrou para um grupo seleto de capitais brasileiras na última sexta-feira (6). Com a inauguração do Ramal VLT Aeroporto, comandada pelo governador Elmano de Freitas, a cidade passa a ter uma conexão direta sobre trilhos entre o seu terminal aéreo internacional e a zona turística.
O novo trecho de 2,4 km liga a nova Estação Aeroporto à Estação Expedicionários, integrando-se à Linha Nordeste. Na prática, isso significa que um passageiro poderá embarcar no bairro Mucuripe (onde se concentra grande parte da rede hoteleira) e desembarcar dentro do aeroporto, utilizando o sistema metroferroviário.
A viagem no trecho específico entre as estações Expedicionários e Aeroporto dura apenas cinco minutos. A estimativa é que o equipamento beneficie até 35 mil pessoas por dia, oferecendo uma alternativa rápida ao trânsito da cidade. “Isso significa qualidade de vida, rapidez e segurança para a nossa população”, celebrou o governador.
A obra é estratégica para o turismo. O secretário da Infraestrutura, Hélio Leitão, e o prefeito Evandro Leitão destacaram que a facilidade de locomoção eleva o status de Fortaleza como destino. “Com esse Ramal, teremos mais conforto para os turistas. A cidade só tem a agradecer”, pontuou o prefeito.
A operação comercial para o público começa nesta segunda-feira (9). Os trens, com ar-condicionado e capacidade para 360 passageiros, circularão inicialmente das 7h às 17h.