Ceará
Ceará
O cearense deve se preparar para uma mistura de “sol e chuva” nos próximos dias. Segundo análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o estado entra em um período de maior instabilidade atmosférica, com tendência de precipitações mais amplas e intensas entre quinta (5) e sexta-feira (6). Ao mesmo tempo, os termômetros não dão trégua: as máximas podem atingir escaldantes 38°C em algumas regiões.
O cenário é desenhado pela aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema que favorece a formação de nuvens carregadas. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal indutora de chuvas nesta época, também atua na região.
Para esta quarta-feira (4), a previsão aponta chuvas isoladas, concentradas principalmente no oeste do estado (Ibiapaba e Litoral Norte) e no sul (Sertão Central e Inhamuns e Cariri). Já a partir de quinta-feira (5), a “torneira abre” de forma mais generalizada.
Não se descartam volumes expressivos e rajadas de vento na Jaguaribana, no Maciço de Baturité e no Litoral de Fortaleza. As chuvas podem vir com intensidade de moderada a forte em alguns períodos.
Em Fortaleza, a quinta-feira (5) deve amanhecer com céu nublado e chuva, especialmente durante a madrugada e a manhã. As temperaturas na capital variam entre a mínima amena de 24°C e a máxima de 35°C, mantendo a sensação de abafamento.