Entretenimento
Entretenimento
O Carnaval do Ceará começa a ganhar forma com um forte chamado à ancestralidade. Nesta quinta-feira (29), às 17h, a Secretaria da Cultura (Secult) realiza o lançamento oficial do Ciclo Ceará Carnavalesco 2026. O palco será a calçada do histórico Theatro José de Alencar.
Este ano, o tema é poderoso: “Entre cantigas e cortejos, mulheres ecoam a ancestralidade!”. A edição presta homenagem a duas figuras icônicas da cultura afro-brasileira no estado: Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira (in memorian).
A programação de abertura promete emocionar com o “Encontro dos Patronos – O Orixá do Afoxé”, reunindo estandartes de grupos como Acabaca, Filhos de Oyá e Obatalá. A presença da Mestre Rainha Almeida, Tesouro Vivo do maracatu, reforça a solenidade do momento.
Além da celebração, o Ciclo é uma política pública robusta. Em sua 19ª edição, o governo estadual destina um aporte de R$ 2.331.000,00 para selecionar 94 projetos de maracatus, escolas de samba, afoxés e cordões em todo o Ceará.