Ceará
Ceará
A espera pelo ônibus durante a noite em Fortaleza promete ficar mais segura e humanizada. Foi lançado, nesta segunda-feira (26), o Projeto Abrigo Amigo, uma iniciativa que transforma paradas de ônibus em pontos de apoio monitorados. A capital cearense é a primeira do Nordeste a receber a tecnologia.
O lançamento ocorreu no Campus do Pici da UFC, um dos locais de grande fluxo estudantil. A ação, parte do programa FORtaleCE (parceria Prefeitura e Governo do Estado), já conta com 20 equipamentos em funcionamento e a previsão é chegar a 50 até o final de fevereiro, cobrindo todas as 12 regionais.
O sistema opera diariamente das 20h às 5h. Os abrigos são equipados com totens que possuem câmeras, microfones, internet e um botão de acionamento. Ao ser pressionado, o dispositivo inicia uma videochamada com uma central de atendimento formada exclusivamente por mulheres treinadas.
“É uma iniciativa que acolhe, protege e permite orientação imediata, inclusive com acionamento das forças de segurança quando necessário”, explicou o prefeito Evandro Leitão.
Embora atenda a todos, o projeto tem um olhar especial para o combate ao assédio e à violência contra a mulher. “O projeto contribui para que as mulheres se sintam mais protegidas para circular pela cidade, estudar e trabalhar”, destacou Fátima Bandeira, secretária das Mulheres.
Além da segurança, os totens são inclusivos: possuem botões em braille, altura acessível para cadeirantes e atendimento em Libras.