Pesquisar

Entretenimento

Entretenimento

Prefeitura de Fortaleza doa mudas de mais de 40 espécies de plantas

Moradores da capital podem retirar gratuitamente até cinco mudas de árvores, plantas frutíferas, medicinais e ornamentais no mudário da SEUMA.
Mudas gratuitas Fortaleza
Cada morador pode retirar até cinco plantas. (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Com o objetivo de incentivar a população a ampliar a cobertura verde da cidade, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), está disponibilizando mudas gratuitas de mais de 40 espécies diferentes. A iniciativa faz parte do esforço contínuo para tornar a capital cearense mais arborizada e com melhor qualidade de vida.

Qualquer morador de Fortaleza pode ter acesso ao programa. Em 2025, a iniciativa foi um sucesso, com a doação de 21.256 mudas à população. O processo é simples, rápido e totalmente gratuito.

Como retirar suas mudas

Siga o passo a passo para garantir suas plantas.

  • O quê: Doação de até 5 mudas por pessoa.
  • Quem pode retirar: Moradores de Fortaleza.
  • Documentos: É necessário apresentar CPF e um comprovante de residência no nome do solicitante.
  • Onde: Na sede da Seuma (Avenida Deputado Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras).
  • Quando: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.

Espécies disponíveis

A variedade é grande e inclui árvores nativas, frutíferas, medicinais e ornamentais. Confira algumas das opções:

Dica da especialista: como escolher a árvore certa

Para quem busca mais sombra, a Seuma recomenda espécies como munguba, pau-ferro, pata-de-vaca, aroeira, pau-branco e pajeú. A gerente de Educação Ambiental da pasta, Maria Clara Lira, dá uma dica valiosa na hora de escolher.

“Algumas espécies mais exuberantes são muito queridas, mas perdem as folhas nos meses mais quentes, oferecendo pouca sombra. O desafio é equilibrar o plantio dessas com espécies de copa perene, que mantêm as folhas o ano todo”, explica.

Lira lembra que árvores de copa cheia são essenciais para capturar carbono, filtrar poluentes e criar ambientes mais agradáveis e com mais biodiversidade na cidade.

Mais notícias