Pesquisar

Entretenimento

Entretenimento

Memorial da Assembleia Legislativa aproxima 4.200 estudantes da história do Ceará em 2025

Balanço do Malce destaca sucesso de visitas guiadas e exposições, como a mostra “Alece 190 anos”.
Memorial Alece
Com visitas guiadas e exposições, o órgão fortaleceu a conexão entre a política e a população. (Foto: Rodrigo Carvalho)

O Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), encerrou 2025 com um saldo positivo em sua missão de conectar a história política do estado com a população. Ao longo do ano, cerca de 4.200 estudantes participaram de visitas guiadas, conhecendo de perto o funcionamento do Poder Legislativo e a importância da cidadania.

As atividades fazem parte do programa “O Parlamento e sua História”, que vai além das visitas, promovendo debates, pesquisas e exposições que resgatam a memória cearense. Segundo Mateus Leitão, orientador da Célula de Pesquisa Histórica do Malce, as ações buscaram entrelaçar a história institucional com os anseios da sociedade, abordando desde a Abolição da Escravatura até temas contemporâneos, como meio ambiente e direitos da infância.

Destaques de 2025

Um ano de atividades marcantes para a memória do Ceará.

  • Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”: Principal mostra do ano, celebrou o aniversário da Assembleia Legislativa, apresentando a história do Legislativo cearense sob a ótica das demandas sociais e dos grandes acontecimentos históricos.
  • Aula sobre Arquitetura Brutalista: Em uma aula aberta, o professor Pedro Boaventura (Unifor) conduziu uma visita mediada focada na história e no patrimônio arquitetônico do Palácio Adauto Bezerra, sede da Alece, destacando seu estilo brutalista.
  • Exposição da Ouvidoria: A mostra “Ouvidoria Parlamentar: 18 anos com você” celebrou a maioridade do órgão, ressaltando seu papel como ponte entre a população e o Poder Legislativo.
  • Parceria com a Seduc: O Malce avançou na articulação de um acordo de cooperação técnica com a Secretaria da Educação do Estado para ampliar ainda mais a participação de estudantes da rede estadual em suas atividades.

Como participar e visitar

O espaço é aberto ao público e escolas podem agendar visitas.

  • O que é o Malce? Órgão da Alece responsável pela preservação histórica e cultural do Poder Legislativo cearense.
  • Visitas Guiadas: Instituições públicas ou privadas podem agendar a participação no programa “O Parlamento e sua História” pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
  • Funcionamento:
    • Normal: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
    • Recesso (5 a 23/01): Segunda a sexta, das 8h às 14h.
    • Manutenção: Fechado ao público na última semana de janeiro, retomando as atividades em 2 de fevereiro.
  • Localização: Avenida Desembargador Moreira, 2.807, sala 115 (térreo do edifício-sede da Alece), no bairro Dionísio Torres.

Mais notícias