Ceará
Ceará
Fortaleza iniciou, neste fim de semana, a implantação da sua segunda Faixa Azul para motocicletas. A nova infraestrutura está sendo sinalizada na Avenida Presidente Costa e Silva (Perimetral), em um trecho de 4,1 km de extensão, e funcionará em caráter experimental para aumentar a segurança e organizar o trânsito na via.
A sinalização está sendo executada em duas etapas no trecho entre a Av. Juscelino Kubitschek e a Av. Godofredo Maciel, com previsão de conclusão até o fim de janeiro de 2026. A medida foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
“Com a segunda Faixa Azul, Fortaleza mais uma vez avança no disciplinamento do fluxo de veículos, reduzindo conflitos no trânsito e tornando os deslocamentos mais eficientes”, destaca Sérgio Costa, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Conhecida popularmente como “motofaixa”, a Faixa Azul é um espaço delimitado entre as faixas de rolamento, com o objetivo de criar um corredor seguro para os motociclistas. Seu uso é preferencial, e não obrigatório.
A escolha da Av. Perimetral considerou critérios como o alto número de acidentes, as condições geométricas da via (que possui três faixas por sentido) e a velocidade máxima regulamentada para 50 km/h.
Esta é a segunda infraestrutura do tipo na cidade. A primeira foi implementada em novembro na Avenida Humberto Monte, e os resultados preliminares são positivos. A AMC monitora continuamente o comportamento do trânsito para avaliar os impactos da medida e realizar os ajustes necessários.
Além da pintura da faixa, a Av. Perimetral também recebe reforço na sinalização geral e melhorias na acessibilidade em travessias de pedestres, buscando uma solução completa de segurança viária.