Pesquisar

Ceará

Ceará

Programa VaiVem chega ao Cariri com passagem gratuita para estudantes

Iniciativa vai beneficiar mais de 10 mil pessoas em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha com transporte gratuito.
VaiVem Cariri
A iniciativa oferecerá passagens de ônibus gratuitas para mais de 10 mil estudantes e trabalhadores desempregados do Cariri. (Foto: Helene Santos)

O programa de mobilidade social do Governo do Ceará, o VaiVem, desembarcou oficialmente na região do Cariri. Em cerimônia realizada nesta terça-feira (23), o governador Elmano de Freitas anunciou a expansão da iniciativa, que oferecerá passagens de transporte público gratuitas para mais de 10 mil estudantes e trabalhadores desempregados de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha.

A ação visa garantir o acesso à educação e facilitar a busca por emprego, removendo a barreira do custo do transporte.

Como funciona o VaiVem no Cariri

O programa seguirá o mesmo modelo já implementado com sucesso na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde mais de 3.800 pessoas já conseguiram emprego com o auxílio do benefício.

  • Para estudantes: Terão direito a duas passagens por dia (ida e volta), garantindo o deslocamento para as instituições de ensino, inclusive aos fins de semana.
  • Para desempregados: Terão direito a 40 passagens por mês para auxiliar na busca ativa por uma nova oportunidade de trabalho.

“Eu sei o que é um companheiro ficar desempregado. Aparece uma chance de emprego, mas às vezes essa pessoa não tem nem o dinheiro para ir na empresa. Agora essa pessoa não vai perder essa oportunidade”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Impacto social e econômico

Para as autoridades presentes, a chegada do VaiVem ao Cariri é um marco. O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, salientou que a ação facilitará a busca por emprego e fortalecerá a economia local. Já os prefeitos da região, como André Barreto (Crato), Guilherme Saraiva (Barbalha) e Dr. Lorim (Missão Velha), agradeceram ao governador, ressaltando que o programa atende a uma demanda antiga, principalmente da juventude estudantil.

Como se cadastrar

O cadastro para receber o benefício é simples. Segundo Raimundo Ângelo, presidente do IDT, os interessados devem procurar os postos de atendimento e apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade (RG)
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovação da situação de desemprego (para trabalhadores) ou de matrícula (para estudantes).

Mais notícias