Ceará
Ceará
Um dos hospitais mais tradicionais do Ceará, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, está passando por um intenso processo de recuperação que já resultou na reabertura de 220 leitos e na realização de mais de 35 mil atendimentos desde julho deste ano. A retomada acontece após uma intervenção administrativa decretada pela Prefeitura de Fortaleza para evitar o colapso da unidade.
A crise que ameaçava o hospital levou à intervenção coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que implementou ações emergenciais para garantir a continuidade dos serviços. Com o apoio dos governos Estadual e Federal, todos os serviços passaram a ser financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se totalmente gratuitos para a população.
Atualmente, o hospital conta com sete postos de enfermagem em funcionamento, uma UTI com 10 leitos e um Centro Cirúrgico reformado. Além disso, foi inaugurado um novo e moderno Centro de Imagem, que já atendeu cerca de 17 mil pacientes com exames de tomografia, mamografia e radiografia.
Paralelamente à reestruturação da assistência em saúde, um cuidadoso trabalho de preservação do patrimônio arquitetônico da Santa Casa está em andamento. A instituição, que é um marco histórico e afetivo de Fortaleza há quase 165 anos, está tendo sua identidade restaurada.
Durante a construção do novo Centro de Hemodiálise, um estudo minucioso das cores originais do prédio está sendo realizado para guiar a nova pintura. Os icônicos pisos hidráulicos também estão sendo recuperados, peça por peça, para manter viva a história do local.