Ceará
Ceará
Moradores de Fortaleza que desejam verificar sua sorologia para HIV agora contam com um serviço gratuito, sigiloso e de fácil acesso na Estação Benfica do Metrô. Uma parceria entre o projeto A Hora É Agora e a Metrofor instalou armários digitais que permitem a retirada de kits de autotestagem por autoatendimento, garantindo total privacidade ao usuário.
Desde o início da operação, cerca de 1,2 mil pessoas já utilizaram o serviço. Para ter acesso, não é preciso pagar a tarifa do metrô, pois os armários ficam em área de livre acesso. O processo é simples:
A iniciativa busca facilitar o diagnóstico precoce do HIV, um passo fundamental para o sucesso do tratamento.
Além de apoiar o diagnóstico, a Metrofor também oferece o Cartão Gratuidade para pessoas que vivem com HIV e se enquadram nos critérios de baixa renda. O benefício garante acesso livre ao metrô e VLTs, facilitando o deslocamento para consultas, exames e outras atividades diárias.
O cartão pode ser solicitado nas estações Benfica e Parangaba. É necessário apresentar CPF, comprovante de endereço e um dos cartões de gratuidade já emitidos pela Etufor ou Arce.