Esporte
Esporte
Thiago Carpini é o novo técnico do Fortaleza. O treinador assinou contrato com o Tricolor até o fim de 2026 e chega ao Pici com os auxiliares Estephano Djian e Márcio Goiano, o preparador físico Caio Gilli e o analista Josué Romero. Aos 41 anos, Carpini assume a equipe com a missão de reconduzi-la à elite do futebol brasileiro.
A carreira de Carpini como treinador ganhou destaque no Água Santa-SP, quando levou a equipe de forma inédita à final do Paulistão de 2023, sendo eleito o melhor técnico da competição. No mesmo ano, liderou a campanha de acesso do Juventude à Série A, assumindo o clube gaúcho na zona de rebaixamento e levando-o à vice-liderança da Série B.
Em 2024, o técnico fez boa campanha no Vitória, clube que comandou por mais de um ano, alcançando uma sequência de 22 jogos de invencibilidade e garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025. Neste ano, o treinador voltou ao Juventude para tentar, mais uma vez, fazer o clube fugir do rebaixamento. Desta vez, mesmo com a melhora no desempenho, o clube gaúcho foi rebaixado para a Série B.
Segundo o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, a escolha por Carpini se deu pelo perfil do treinador, considerado um nome cobiçado da nova safra do mercado brasileiro. “Entendemos que é um bom nome, que tem todo o perfil de ajudar o Fortaleza a voltar à primeira divisão”, afirmou o executivo. “Carpini aceitou o desafio de treinar o Fortaleza na segunda divisão por respeito ao Clube e por entender que é um projeto sólido, com estrutura e elenco”, complementou.
No Leão do Pici, o novo treinador terá pela frente as disputas do Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e, principalmente, o Campeonato Brasileiro Série B em 2026.