Ceará
Ceará
O Instituto iRede lançou o edital para o Projeto Residência em TIC 29, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenado pela Softex, que disponibiliza 600 vagas gratuitas para capacitação Web 3.0 em tecnologias de ponta. A formação inclui Blockchain, Smart Contracts e Metaverso, com carga horária de 120h totalmente online e bolsa de R$ 3 mil por mês durante até 8 meses. Além disso, as inscrições estão abertas de 28 de novembro de 2025 a 6 de janeiro de 2026, com foco de divulgação em Fortaleza, Manaus e Campinas.
Com inscrições abertas até 6 de janeiro de 2026, o programa tem recorte prioritário para incentivar inclusão social e diversidade. Por isso, do total de vagas, 60 são exclusivas para mulheres, reforçando a participação feminina no setor de tecnologia, que historicamente é marcado pela baixa representatividade. A participação é gratuita e aberta a estudantes de TI, Engenharia ou áreas afins (a partir do 3º semestre), profissionais da área e pessoas de outras formações com experiência prévia em programação.
Nesse sentido, segundo o professor Antônio Barros de Serra, CEO do Instituto iRede, a proposta é romper barreiras e democratizar o acesso às tecnologias mais avançadas do mundo. “Estamos formando talentos para o presente e o futuro. A Web 3.0, o Blockchain e o Metaverso já fazem parte das transformações que movem a economia digital. Este programa nasce com o compromisso de oferecer educação gratuita, prática e de alta qualidade”, afirma.
O curso é dividido em módulos teóricos e práticos, com aulas gravadas e encontros ao vivo no período noturno, garantindo maior flexibilidade para estudantes e trabalhadores. Dessa forma, além do conteúdo técnico, os participantes terão acesso a mentorias com especialistas, desafios práticos, acompanhamento pedagógico e atividades que simulam demandas reais do mercado.
Para garantir participação plena, o programa recomenda computador básico com acesso à internet. As ações de mobilização e divulgação terão foco especial em Manaus, Campinas e Fortaleza, regiões reconhecidas como polos tecnológicos e estratégicas para a ampliação do impacto social e educacional do programa.
Para se inscrever na capacitação Web 3.0, acesse o site oficial do iRede.