Pesquisar

Economia

Economia

Fortaleza cria 1,6 mil empregos em outubro

Com mais de 23 mil postos de trabalho criados em 2025, capital cearense mantém ritmo de crescimento e lidera rankings de emprego no Nordeste
Carteira de Trabalho do Brasil
Em outubro, foram 1.639 novas vagas, colocando a cidade como a 6ª capital que mais contratou no Brasil. (Foto: Thiago Gaspar)

Fortaleza continua a ser um dos principais polos de geração de empregos no Brasil. Em outubro, a capital cearense registrou a criação de 1.639 novos postos de trabalho com carteira assinada, posicionando-se como a 6ª capital que mais gerou vagas no país. Os dados, do Novo Caged, divulgados na última quinta-feira (28), mostram que a cidade já acumula um saldo de 23.668 empregos formais em 2025.

Liderança no Nordeste e força dos setores

O desempenho de Fortaleza se destaca ainda mais no cenário regional. Em outubro, a cidade foi a 1ª do Nordeste em número de admissões (32.633) e em estoque total de empregos (777.554). O crescimento foi impulsionado principalmente pelo setor de Serviços, que abriu 693 vagas, seguido pelo Comércio (+510), Indústria (+232) e Construção Civil (+206).

“Os números reforçam a consolidação de Fortaleza como uma das cidades que mais geram empregos no Brasil em 2025, sustentando um ciclo consistente de crescimento”, ressaltou o prefeito Evandro Leitão.

Motor da economia cearense

A capital foi responsável por quase metade (48,5%) de todos os empregos gerados no Ceará em outubro. O resultado de Fortaleza, sozinho, foi superior ao de 14 estados brasileiros, incluindo Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Os resultados confirmam a vitalidade da nossa economia. Mais empregos significam mais renda e mais famílias com perspectivas reais de futuro”, afirmou Antonio José Mota, secretário do Desenvolvimento Econômico.

Raio-X dos Empregos em Fortaleza (Outubro 2025):

  • Saldo do Mês: 1.639 novas vagas.
  • Ranking Nacional: 6ª capital que mais gerou empregos.
  • Saldo Acumulado (2025): 23.668 vagas.
  • Principal Setor: Serviços (+693 vagas).
  • Liderança no Nordeste: 1º lugar em admissões e estoque de empregos.

Mais notícias